segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Homo musicus

Não se sabe quando surgiu o Homo musicus, se um pouco antes do Homo sapiens há cerca de 40 000 anos ou se o Homo Neantherthalensis lhe teria legado, no final da sua da sua existência, algum conhecimento "musical". Do mesmo modo, não se sabe se a música"vocal" apareceu primeiro que a música "instrumental". O que é certo é que o aparecimento do 'canto' surge com a complexidade e desenvolvimento do cérebro.
É provável que os hominídeos do Paleolítico Inferior tivessem cultivado uma expressão vocal rudimentar. Contudo, não se tem a certeza pois que ainda não há suficientes dados científicos que possam comprovar tal hipótese. Poderiamos interrogar-nos: o que é o 'canto' na origem dos hominídeos?
Sabemos que desde a origem da linguagem, o sistema fonético de cada raça encontrou a sua maneira de 'cantar' que por sua vez, influenciou a sua linguagem.
No Neolítico, a voz, o gesto, o canto e a criação de instrumentos musicais, uniam-se para afirmar o 'individual' e por consequência o desenvolvimento da consciência. O homem do Neolítico, sedentarizou-se o que lhe permitiu construir uma sociedade mais estruturada, criando as primeiras organizações sociais, dando espaço à dedicação e criação musical. (É interessantíssimo ver no Musée de l' Homme, um litofone ,do Neolítico, descoberto no Vietnam-Dalat ou a gravura Magdanelense: um feiticeiro tocando flauta ou um arco musical- na gruta Trois fréres em Ariège).
A "música" estava, como todos sabem, em extrema relação com rituais, mágicas, terapeuticas, o que significava que havia lugar à prosperidade e paz. Ao contrário do que se possa pensar, havia regras absolutas que a "música" devia seguir e era um dever moral respeitá-las seguindo-as.
Avançando no tempo.
As mais antigas tradições musicais que se conhecem remontam à Mesoptâmea, ao Egipto e à China. Porém não deve ter-se como verdade absoluta e infalível tal afirmação, pois que havia muitas sociedades estruturadas, evoluídas, que caíram e se levantaram, portanto provavelmente sociedades, também elas com tradições musicais .. Assim como não devemos esquecer que o progresso das sociedades com tradições musicais , não era igual em toda a parte.
No vale do Indo os hinos védicos são, ao que consta, de época anterior ao ano 1300 ac, por outro lado em várias zonas do mundo, o período Neolítico não é comparável. Isto para dizer que se conhece ainda pouco sobre este assunto. Além do mais, os documentos que se encontraram dão testemunhos de outras civilizações mas são de interpretação incerta ou a sua datação é perigosa, porque não fiável.
Deixo aos curiosos um livro interessante: Candé,R. ,História Universal da Música Vol.I, Porto, Out.2003, Edições Afrontamento.

2 comentários:

  1. Isis,
    acrescentei uma imagem do livro. Gostas?

    ResponderEliminar
  2. Por momentos, às vezes; sinto a Harpa e o meu Baixo, vendo-me longe onde era mais-eu...

    ResponderEliminar